Cidade isolada do AC deve receber investimentos federais em aeródromo entre 2026 e 2027
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Marechal Thaumaturgo receberá investimento para aeródromo entre 2026 e 2027
O Acre está entre os estados incluídos no planejamento do governo federal, divulgado na última terça-feira (13) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, para investimentos no aeródromo de Marechal Thaumaturgo, interior do estado.
A cidade faz parte da lista de terminais localizados em áreas de difícil acesso que devem receber recursos entre 2026 e 2027.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O município é situado no extremo oeste da Amazônia, fica a cerca de 558 quilômetros de Rio Branco e não possui ligação por estradas pavimentadas. O deslocamento até a cidade pode levar dias ou até semanas por via fluvial, dependendo das condições do rio.
O planejamento inclui ações voltadas à modernização, adequação operacional e melhoria da infraestrutura aeroportuária em áreas remotas da Amazônia Legal.
Ao todo, o projeto prevê mais de R$ 672 milhões em investimentos na Região Norte, distribuídos entre dez aeroportos, envolvendo obras, estudos técnicos, projetos básicos e outras melhorias operacionais.
LEIA MAIS:
Após 10 meses, aeródromo de cidade no interior do AC volta a operar e receber voos diurnos
Pista de pouso de Marechal Thaumaturgo passa por obra de tapa-buraco que deve durar 15 dias no Acre
Além disso, a iniciativa tem como objetivo ampliar a conectividade aérea em regiões onde o avião é, muitas vezes, o principal, ou único, meio de transporte regular.
Os recursos também contemplam aeroportos localizados no Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Estão previstos investimentos em terminais como Guajará-Mirim (RO), Parintins, Carauari, Eirunepé, Iauaretê e São Gabriel da Cachoeira (AM), Rorainópolis (RR).
O planejamento também inclui recursos para a instalação de estações meteorológicas e a elaboração de projetos técnicos, etapas consideradas fundamentais para garantir maior segurança nas operações aéreas e viabilizar futuras intervenções estruturais.
Pista de pouso de Marechal Thaumaturgo deve receber investimentos entre 2026 e 2027
Pedro Devani/Secom
Histórico
Em dezembro de 2020, a Anac determinou a suspensão de voos para os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo devido às más condições das pistas de pouso. Ambas são isoladas, com acesso apenas por barco ou avião.
Na época, a Anac destacou que problemas encontrados nas pistas "oferecem risco potencial às operações aéreas".
Antes de decidir pela suspensão dos voos, a agência solicitou esclarecimentos sobre a manutenção de pavimentação das pistas e o órgão foi respondido por meio de um ofício, mas, as respostas não foram satisfatórias.
Em janeiro de 2021, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) informou que as obras nos dois aeroportos foram iniciadas e que durariam três meses.
Além da recuperação das pistas, sinalização dos espaços e readequação da estação de embarque de passageiros, foi feita também limpeza da vegetação ao redor das áreas de pouso e construção de cercas, seguindo o padrão da Anac.
VÍDEOS: g1