Passageira resgatada de cruzeiro em SC tem diagnóstico de meningite confirmado no hospital
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Passageira com suspeita de meningite é retirada de cruzeiro em SC; VÍDEO
A passageira de 56 anos que foi resgatada de um cruzeiro no alto-mar com suspeita de meningite teve o diagnóstico da doença confirmado pelo hospital. A unidade de saúde disse em nota na noite desta terça-feira (30) que a mulher segue internada.
Ela teve o diagnóstico de meningite bacteriana confirmado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O resgate da passageira foi feito com a ajuda da Marinha e do Corpo de Bombeiros Militar na tarde de segunda (29) na costa de Laguna, no Sul de Santa Catarina. Segundo os bombeiros, o cruzeiro saiu de Santos (SP) e teve como destino Buenos Aires, na Argentina.
Após o resgate, a passageira foi levada ao Hospital Bom Jesus dos Passos, em Laguna. Conforme o boletim sobre o estado de saúde dela, a paciente passou por uma ressonância magnética e foi feita uma coleta de líquor cefalorraquidiano, um fluido que circula pelo cérebro.
Exames apontaram o diagnóstico de meningite bacteriana. Com isso, o tratamento começou imediatamente, com antibioticoterapia, que utiliza antibióticos.
As amostras coletadas da paciente foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, para a identificação e tipagem exata da bactéria causadora. Essa identificação é fundamental para a definição das medidas de vigilância epidemiológica, informou o hospital.
Na unidade, a paciente está em isolamento. O boletim médico é assinado pelo diretor técnico do hospital, Gabriel Scalon.
Passageira com suspeita de meningite é retirada de cruzeiro com ajuda da Marinha e bombeiros em SC; VÍDEO
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Resgate
Em nota, a empresa responsável pela embarcação informou que a operação na segunda foi feita com apoio da Guarda Costeira e seguiu todos os protocolos das autoridades marítimas e de saúde. Após a evacuação segura, o navio retomou o itinerário e segue viagem para Buenos Aires conforme o cronograma.
O resgate ocorreu por volta das 15h30 de segunda, na região do Mar Grosso. Para isso, o navio se aproximou da costa e aguardou outras embarcações locais se deslocarem até o ponto de encontro.
O Serviço de Urgência e Emergência (Samu) aguardou a chegada dela até o píer e a levou até a unidade de saúde.
O que é meningite
A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas que podem causar problemas graves. A doença ocorre quando há alguma inflamação nas membranas que envolvem o sistema nervoso central, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, as virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
O que disse a empresa responsável pelo cruzeiro
Confira a nota da Costa Cruzeiros:
"A Costa Cruzeiros confirma que, em 29 de dezembro, o comando do Costa Diadema, enquanto navegava de Santos para Buenos Aires em seu itinerário planejado, desviou a rota do navio para realizar o desembarque médico de um hóspede que necessitava de assistência e tratamento médico urgentes em uma unidade em terra. O comandante seguiu para o ponto de encontro combinado para realizar a evacuação médica por meio de um bote salva-vidas. O hóspede foi acompanhado por um membro da equipe médica de bordo durante a transferência. A operação foi realizada sob a constante coordenação da Guarda Costeira e em total conformidade com as autoridades marítimas e de saúde competentes. Após a conclusão segura e bem-sucedida, o Costa Diadema retomou sua rota planejada e está atualmente navegando em direção a Buenos Aires, onde deverá chegar conforme o cronograma."
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias