VÍDEO: maior espécie de arraia do mundo é vista em ilha intocada de SC durante mergulho; animal pode chegar a 7 metros e pesar 1,8 tonelada
13/02/2026
(Foto: Reprodução) VÍDEO: maior espécie de arraia do mundo é vista em ilha intocada de SC durante mergulho
Uma arraia-manta foi vista no Arquipélago de Moleques do Sul, a 8 km da costa de Florianópolis, segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). O registro foi feito no fim de janeiro e viralizou nesta semana depois que o mergulhador Vitor Hugo publicou o vídeo nas redes sociais.
Nas imagens, o animal nada lentamente em águas claras, perto da costa. Vitor contou que a arraia parecia estar “planando” (assista acima).
“Ela estava ‘planando’. Muito curiosa, apareceu três vezes para me espiar”, brinca.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Arraia-jamanta mede até sete metros e chega a pesar 1.800 quilos
Ao g1, o professor Renato Freitas, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), confirmou que o animal é uma arraia-manta gigante. Ele explicou que existem três espécies principais e que todas estão entre os maiores peixes do mundo.
“Essa é, sim, a arraia‑manta, ou a arraia‑manta gigante. O pessoal chama de diversas formas, né? Mas é, sim, um animal que alcança uma grande amplitude de tamanho, de largura, que é como medimos, chegando a até sete metros. Hoje, temos três espécies de raias‑manta gigantes: Mobula birostris, Mobula alfredi e Mobula thurstoni (Móbula Iarai)”, disse.
O biólogo Alberto Lindner explicou que as raias-manta são animais inofensivos, apesar do tamanho impressionante. Segundo ele, esses peixes podem ultrapassar sete metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas, mas não possuem o ferrão presente em outras espécies de arraia (veja mais sobre a espécie no final da matéria).
📸Registro raro?
A doutora em oceanografia Andrielli Maryan Medeiros explicou que os registros de raia‑manta no litoral do estado são pouco frequentes, mas isso não significa que o animal seja raro. Segundo ela, muitos avistamentos deixam de ocorrer porque não há pessoas no local e no momento exato da passagem.
“Nos últimos anos, com mais pessoas registrando imagens e com a popularização dos drones, esses encontros têm sido relatados com maior frequência. Esse aumento é importante, especialmente porque a raia-manta-gigante é uma espécie ameaçada de extinção e precisamos avançar no conhecimento e na conservação”, explicou.
Arraia‑manta é vista em ilha de SC; animal pode chegar a 7 metros e 1,8 tonelada
Reprodução/@vhmds
LEIA MAIS:
Conheça mamífero na lista dos 'mais ameaçados do mundo', encontrado apenas em SC
Sapinho-da-montanha-do-lula: espécie do tamanho da ponta de um lápis homenageia presidente
VÍDEO: homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca; Ibama apura conduta
🌊Gigante dos mares
Raia-manta-oceânica faz mergulhos a mais de 1 mil metros de profundidade
davelascoc / iNaturalista
Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta mede até sete metros e chega a pesar 1.800 quilos. Diferencia-se dos outros membros da família pela boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.
Apresenta as nadadeiras cefálicas em forma de chifres, por isso os nomes populares de peixe-diabo e morcego-do-mar. A coloração é variada. Existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e também raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.
As manchas na parte inferior servem para identificação, como se fossem impressões digitais. Normalmente permanece na coluna d’água e alimenta-se de organismos planctônicos.
Segredo nas profundezas: por que raias gigantes descem a 1 mil metros antes de viajar?
Animal dócil, de reprodução tardia. Normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, é extremamente mansa e permite que o mergulhador se aproxime.
Na verdade, o que assusta mesmo é o tamanho. A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficar presa às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo ela foi incluída na lista de animais ameaçados. No mundo existem cerca de 500 tipos de arraia. Só no Brasil são 46.
VÍDEO: arraia-manta aparece em ilha intocada de SC
Reprodução/@vhmds
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias